CENTRO
DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 DE BRASÍLIA
Boaventura de Souza Santos
Sugestões gerais para os alunos com
necessidades educacionais especiais
·
Sente-os nas carteiras da frente;
·
Elogie os sucessos deles usando o reforço
positivo antes da punição, reforçando o que ele consegue fazer de maneira
satisfatória;
·
Converse a sós com a criança e pergunte quais
são seus interesses, o que gosta de fazer, etc, buscando a melhor forma para
que ela aprenda;
·
Siga um roteiro pré- elaborado da rotina das
aulas e evite sentenças muito longas;
·
Avalie a qualidade e não a quantidade das
tarefas;
·
Utilize várias formas de dar aula, não use
somente a voz e o giz. Utilize recursos audiovisuais, cores e figuras;
·
Verifique a possibilidade de um colega de sala
para ajudá-lo nas tarefas;
·
Jamais critique seu aluno em público.
Não fiquem
ansiosos em nivelar os alunos segundo um modelo, imaginando a quantidade de
conteúdo que eles precisam aprender. Tenham a certeza que é no ambiente escolar
o local onde eles terão as melhores oportunidades de se desenvolver no aspecto
social e, quanto aos aspectos educacionais escolares, esses alunos poderão
aprender o que lhes for capaz.
É na Escola
que aprendemos a viver entre nossos pares, a dividir responsabilidades,
tarefas, compartilhar alegrias e tristezas. O exercício dessas ações desenvolve
o sentido de trabalhar e produzir em grupo, o reconhecimento da diversidade
humana e a valorização do trabalho de cada pessoa na obtenção de objetivos
comuns.
Lembramos que
não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional dos
alunos especiais. Existem milhares de crianças e adolescentes cujas
necessidades são quase únicas no mundo todo.
Equipe
do CEF 02 de Brasília

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